quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Atividade 2 - A Carrinha Mágica

               Esta tarefa consistiu na escolha de uma emissão de televisão que considerássemos importante na aprendizagem de algo numa determinada faixa etária, tendo sempre a noção de que estamos a realizar algo na área da Língua Portuguesa e das Tecnologias.
          O grupo pesquisou e realizou este post, com base num episódio da Carrinha Mágica, considerando-o adequado às crianças com idades compreendidas entre os cinco e dez anos (1º CEB).
          Estes desenhos animados começaram numa série de livros, em 1986. Entre 1994 e 1997 foram produzidas quatro séries, com um total de 52 episódios, estas séries passaram na RTP2 e mais tarde passaram no Canal Panda.
         As personagens principais desta série de aventura são oito alunos, a professora Frizadinha, e o camaleão Lizz. Os métodos de ensino da professora Frizadinha são bastante diferentes do que habitualmente estamos acostumados a ver, pois ela ensina os seus alunos pondo-os em ação. O episódio escolhido chama-se “Contra a corrente”, neste os alunos decidem realizar uma pescaria de salmões e partir daí descobrem todas as características desta espécie de peixes mergulhando no mar.
         Consideramos que através deste episódio e das emissões desta série aprendem novo vocabulário, de forma correta uma vez que as personagens utilizam uma linguagem correta e simples. Neste episódio concreto, as crianças para além de aprenderem muitos conteúdos de Estudo do Meio (cadeia alimentar, meio aquático, etc.), aprendem palavras relacionadas e intrínsecas a estes temas (riachos, oceanos).
         Após a visualização do episódio podia ser proposto à turma que enunciassem outros conjuntos de animais que conhecessem, tendo em conta que é referido o conjunto de peixes (cardume). Podia também ser aprofundado o conhecimento sobre a migração dos salmões, o conceito de cadeia alimentar. Durante o episódio as personagens dizem algumas palavras um pouco mais difíceis, como por exemplo debandada, sensor de pressão, milhas, etc., podia ser feito o seu levantamento e discutido o seu significado.
          No final as crianças podiam redigir um resumo do percurso dos salmões, deixando que a sua imaginação criasse os obstáculos que os mesmos teriam de enfrentar.





Deixamos aqui o epísodio para que possam assistir:
Parte 1


Bibliografia
RTP. (14 de novembro de 2002). Obtido em 9 de dezembro de 2012, de A CARRINHA MÁGICA - Infantis e Juvenis: http://www.rtp.pt/programa/tv/p14629
Desenhos animados, vem recordar os exitos da tv portuguesa. (23 de maio de 2009). Obtido em 9 de dezembro de 2012, de http://desenhosanimadospt.blogspot.pt/2009/05/carrinha-magica.html

Sem comentários:

Enviar um comentário