terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Atividade 3 - Comentário sobre as potencialidades da relação entre a escola e a TV

       A televisão é quase como que um bem essencial na vida de qualquer um de nós, no entanto, nas escolas, esta não tem um papel fulcral como os computadores, apesar de ambos serem potencializadores de ensino e enriquecedores pelas mais diversificadas informações que nos transmitem e pela sua facilidade de acesso.
     Hoje em dia a televisão é mais utilizada nas escolas como um momento de lazer em que os alunos assistem a um filme, por exemplo, para fugir um pouco à rotina das aulas, sem este ser, muitas das vezes, trabalhado posteriormente. Não é utilizada como fonte de conhecimento muitas das vezes.
     A televisão pode ser utilizada nas salas de aulas como “ferramenta” para transmitir conhecimentos aos alunos, de uma forma simples e direta fugindo assim aos métodos tradicionais (livros escolares, enciclopédias, etc.). Guareschi[1] (2005, cit. em Nunes, Oliveira, Felizola, & Soares, setembro de 2009) afirma que “esta mídia deve permear os processos educativos da mesma forma como acontece com a leitura e escrita convencional. Desde a idade mais tênue a criança precisa ser estimulada a leitura crítica do que vê na televisão e vídeo, as produções apresentadas às crianças desde as séries iniciais precisam ser refletidas, seus temas devem trazer ensinamento e não condicionamento ou alienação. O profissional de educação dos novos tempos deve saber utilizar essas produções para instigar o censo crítico de seus alunos”.
     Normalmente na televisão são utilizadas diversas narrações: sendo as de ficção e as que simulam a realidade as mais utilizadas em desenhos animados, novelas, filmes, etc. Através destas narrações o espetador/aluno (no contexto de sala de aula) consegue prever alguns acontecimentos face a experiências que tenha adquirido anteriormente e formular assim uma opinião crítica e reflexiva face ao exposto.
     Desta forma a televisão e a escola podem conjugar-se de forma a transmitir informação/conhecimento aos alunos de uma forma lúdica que normalmente os cativa mais, tornando assim o processo de aprendizagem mais fácil e rápido, porque “com a presença desses aparelhos na escola, podemos observar que a escrita, a leitura, a visão, a audição, a criação, o imaginário, a perceção as aprendizagens são capturadas por um processo cada vez mais avançado e irreversível”. (Couto, 2001)

Bibliografia

Couto, M. E. (julho de 2001). Obtido em 4 de janeiro de 2013, de A TELEVISÃO NA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E LIMITES: http://www.cch.ufv.br/revista/pdfs/artigo3vol1-2.pdf

Nunes, R., Oliveira, C., Felizola, M., & Soares, M. (Setembro de 2009). Aspectos Contemporâneos da Educação: Televisão e Escola uma interação possível. Brasil: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.

 



[1] Giovannino Guareschi foi um escritor, jornalista e cartoonista Italiano. 

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